17 de jan. de 2011

Rivotrileiros





Rivotril - Mosca - aqui

"Transtornos de ansiedade .Como ansiolítico em geral. Distúrbio do pânico com ou sem agorafobia. Fobia social. Transtornos do humor Transtorno afetivo bipolar: tratamento da mania. Depressão maior: como adjuvante de antidepressivos (depressão ansiosa e na fase inicial de tratamento)."
Trecho da bula do medicamento Rivotril - o preferido da garotada



Não entendo por quais caminhos tortos chegou-se a um consenso informal de que anunciar que se toma esses ansiolíticos, - principalmente o Rivotril -  é interessante aos olhos dos outros. Acho de uma imbecilidade infinita.  Fato que esses remédios são tão comuns hoje quanto coca-cola e o laboratório produtor do Rivotril, Roche, deve estar bem feliz já que no Brasil o é o medicamento é o  mais vendido e número um do ranking de remédios  comprados pelo governo federal para ser distribuído pelo Sitema único de Saúde (SUS, excelente matéria aqui ).O remédio não custa mais de 20 reais e o genérico, clonazepam, sai por uns nove.

Não lembro de ouvir falar tanto em bipolaridade, transtornos modernos há uns 10 anos, mas agora... é que nem signo: cada um tem que ter o seu. Todos querendo sua parcela de delinquência-controlada por tarja preta; A bipolaridade diagnosticada a partir de leituras de matérias dos dos cadernos de domingo dos jornais, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que deriva de uma simples necessidade de se manter uma casa em ordem,...todo um autodiagnóstico que serve para depois ser jogado nas conversas informais como desculpa pela falha de caráter ou mesmo para agregar uma certa excentricidade à personalidade. Tudo muito irritante e que incomoda apenas a poucas pessoas -  gente como eu. Estou na certeza de que nem para acompanhar a sinergia, eu daria um minuto da minha atenção ao anunciante rivotileiro (a) - é melhor estar sozinho. Honestamente, quem acha bonito alguém dizer;

"gente, assim que eu chegar em casa vou mandar dois Rivotril pra dentro e dormir muito, nossa. "

 Aff ... muito pau no cu desagradável 

Não se pode, ainda mais eu, condenar os motivos de alguém ir no médico - não apenas psiquiatras andam receitando Rivotril - e sair como uma receitinha azul. Também poderia cair naquela história de que: os sobreviventes da enxurrada na Serra perderam tudo e mais a família e estão encontrando forças para continuar e bla bla bla... e é isso que vou fazer: porque com certeza não tem Rivotril no meio da lama grossa. Nunca senti que dormir demais aliviava alguma dor que tive. Outro ponto é:  a maioria dos anúncios desnecessários que as pessoas fazem ao dizer que vão tomar o remédio são justificados por problemas absolutamente rotineiros, inerentes a alguém que esteja simplesmente vivo - e tenha infortúnios do tipo perda de emprego, baixa autoestima, desilusões amorosas, perda de parentes etc. Portanto,

UM ÚNICO DESEJO SOBRE AS PESSOAS QUE TOMAM RIVOTRIL;

adotem a política do don't ask, don't tell - toma, engole e fica quieto






P.s - se você toma Rivotril e isso te faz bem e você consegue viver melhor e não fala do medicamento com orgulho mas, como uma via que pelo menos no momento tem sido necessária, você não se encaixa no que eu considero risível e, - espero - concorda comigo. 

Como todo o ano faço, mudei a imagem do blog e mais algumas coisas. Este é um blog despretencioso, não planejo nada ao escrevê-lo - talvez alguém gostar de mim ou de como penso, talvez nada disso. Um homem que escreveu um comentário disse que eu não estou "nem  aí", que escrevo mesmo e que se dane. Não é bem assim, embora  nem tenha ambição aqui, me preocupo se erro, ou mesmo se  menti ou escrevi algo errado, ou eu mesma estava errada. Não tem o desprezo que o homem falou que eu tinha. Acreditem. 


A arte deste blog é do Júlio Vieira, ele fica aqui







10 comentários:

Unknown disse...

é muito chato nego que vem comentar e fica indicando livro. mas ó, vou fazer isso, não to nem ai

procura o Mal Estar na Civilização, do Freud.

é um standard o livro, mas vale MUITO à pena. não só é um tratado clínico, algo científico. é uma crítica cultural ferrenha e lúcida. Essas fobias sociais, de fundo comportamental, a necessidade das drogas, acho que vc pode achar o pano de fundo pra tudo isso nesse livro, primeiramente né.

tem outras dezenas q são muito fodas tb, principalmente pra entender o uso de drogas no meio urbano, pós-moderno, indivíduo fraccionado e OUTRAS BRISAS FILOSÓFICAS MIL. mas é bom pq ai vc não fica mais com raiva, mas vê q esse comportamento é, uhn... "natural", é o próprio reflexo do condição humana contemporânea etc.

falei um monte pq curti o artigo. é uma boa pauta.

bjs

Priscila disse...

rivotril é pop, mas essa é só mais uma das inúmeras babaquices que existem. outro dia um amigo contava, na boa, sem fazer alarde, que tomou 4 diazepam pra dormir durante uma viagem. pô, fiquei chocada como as pessoas tão banalizando isso. não sei se minha repulsa a remédios em geral me deixa mais propensa a criticar, mas eu vejo como um sintoma, sabe, do desânimo que tá tomando as pessoas de um jeito que o escapismo parece a saída. é triste.

Amanda K. disse...

muito bom Camila, como sempre!!!

Henri Sardou disse...

Há um tempo atrás participei de uma ação de mkt da Roche entrando junto com um representante farmacêutico em diversos consultórios. Com um número de mágica eu apresentava o então novo Rivotril 0,25 (mais fraco e mais barato). O objetivo era aumentar a prescrição do medicamento. Foi um sucesso, mas em um consultório a médica teve um acesso de riso que terminou numa crise de choro. Na hora pensei que quem precisaria de um era a próppria Dra., mas não dei muita atenção.
Agora lendo esse post me bateu uma certa culpa, por ter feito parte disso... uma indústria perversa, com mkt agressivo, apoiada por profissionais de saúde insanos que colocam a ética de lado a troco de grana e que vitima os pobre-coitados que precisam mais de viver a vida do que tomar remédios...
Infelizmente hj as pessoas estão numa busca tão frenética pela felicidade, que acabam esquecendo de ser felizes. enquanto isso a vida passa bem diante de seus olhos fechados pelos Rivotris da vida.
Cruel, muito cruel...

Anna Luiza Guimarães disse...

é a nova Sociedade Tarja Preta amiga...
Já pensei em tomar rivotril pra andar de avião... Pq vc sabe né, é um sofrimento pra mim. Mas nunca passei do Dramin...

Bjs

roseane disse...

Melhor do que esse Rivotril é o Diazepam não tém nem comparação

Rosa Presley disse...

Melhor do que esse Rivotril é o Diazepam não tém comparação

Henri Sardou disse...

Aqui o video com parte do que fazia nos consultórios com o Rivotril: http://youtu.be/QohjmnzF9HA
Shame...

Unknown disse...

Pois é, eu estou tomando pra parar a tremedeira nas mãos, literalmente. Passo o dia dopado na redação (o que não é tão mau assim). Ao menos perdi um pouco a vontade de jogar cadeiras, o suficiente para não ir parar na delegacia.

Roberto Ilia disse...

Camilla,

Pior que o Rivotril é o Centralina (aqui, os caras chamam de Centralina Monobloco), um comprimidão desse tamanho, suficiente para derrubar um cavalo! E tem cara que toma e fica até as 03 da manhã, de pé, firme! Tem até nego que silka camiseta com os dizeres: Centralina Blues, hahaha! Como dizia o Rosa, viver é mesmo muito perigoso!