21 de dez. de 2009

Confraternização informal em Vila Isabel


Vila Isabel não é necessariamente um subúrbio por estar a 15 quilômetros do Centro do Rio, mas, a alma é suburbana. Acho que nem isso... tem um povo aqui que só pode ter vindo de um mundo paralelo. É impressionante mesmo. Daí conluí que a minha alma suburbana de Brás de Pina, Zona Norte - mas suburbão -, de vez em quando aflora com força quando me deparo com esse pessoal. Por que? Porque o meu avô materno era um cara loucão que tinha um armazém - leia -se birosca - há uns quarenta anos, quando nem existia Casa da Banha nem sequer outro supermercado. Ele gostava de gastar as pessoas, deve ser por isso que eu também gosto. Inclusive o meu avô se vestia de mulher em qualquer oportunidade, qualquer festa possível num dia de sol em Brás de Pina. Quando um cara no subúrbio do Rio se fantasia com roupas de mulher - e eles gostam de fazer isso para apenas rirem uns dos outros - eu posso concluir que ele é da melhor espécie de malandro. Destemido.

Bar do Costa
Em Vila Isabel, duas ruas atrás da minha casa, há um quadrante de bares, entre eles o Bar do Costa. E lá, há um grupo de bebuns que reúnem-se durante o ano inteiro para beber cerveja e jogar tranca na calçada. Dá uma sensação de liberdade porque dá para fumar. Agora, tem uma coisa primordial que se deve fazer quando se vai a um bar que nem o do Costa e o grupinho que joga tranca está se vestindo de mulher para jogar uma pelada no meio da Rua; Tem que interagir. E no final, se você der sorte como a gente, ainda é convidado para a ceia da confraternização.






Os amigos - bebuns - do bar do Costa reúnem-se todos os dias para jogar tranca. "Mas a gente não aposta, é saudável sabe como é? O negócio aqui é por esporte." No entanto, apesar de os participantes afirmarem que os encontros são tranquilos, um silêncio sepulcral toma conta da mesa, pois só um integrante fala. E ele é...


"Cala essa boca, porra". E só ele pode falar durante o jogo, um déspota. Observem o ar de eu-vou-te-matar-se-você-não-me-pagar-o-que-deve.


Esse é o Relações Públicas do Ditador. É caipirinha isso aí, tio? "Não, hoje eu tô só na soda, ressaca braba. Mas amanhã tem mais ae."



Daí o Ditador deixou os bebuns jogarem uma pelada vestidos de forma esdrúxula. E eles disseram que estavam apenas confraternizando como fazem ano, após ano. E, além da roupa,
levaram muita comida. Nunca vi essas pessoas na minha vida, ok?


Esse flamenguista não tem vergonha do umbigo dele e ainda ganha um beijo do amigo sem noção. Eles são jogadores não sei ao certo se de times opostos.



Esse aí é outro jogador: "ÊEEEITAAA"


Esse de azul, é o juiz.



Esse é Pipoca, um dos goleiros. Não lembro ao certo de qual time.



Esses são os espectadores. Ok, o negão perdeu uma perna e você pode ficar chocado. Mas olhe para ele, veja onde ele apóia o copo de cerveja.



Olho no laaaannce. "Ih caralho, caí". Levanta ae tio.


"Tá foda aqui, porra."


"Agora já tá maneiro, tá legal já."


"Tranquilão. É essa porra de peito que me fez cair. Tá louco..."



"Ô juiz! Tem um cara caído aqui, porra! Foi falta!"



"Me derrubaram aqui caralho! Tô todo cagado, é falta!"


"Aí, cês enchem a porra do saco!"




"Encerra essa merda que eu tô com sede. Vamo termina o engradado! Cadê o pernil?"


Bukowski de Vila Isabel.

"Manda ver aeee"

Feliz Natal.


*Todas as fotos foram tiradas por Camilla Lopes com a autorização, confiança e admiração dos frequentadores do Bar do Costa que nunca haviam me visto na vida.

5 comentários:

Dom disse...

caralho, é a cara do bom e velho Buk!!!

Bendita Margarita disse...

Simplesmente sensacional!!!! Faz tempo que não gosto tanto de ler uma história!!!

Muitos beijos!

Projeto Miolo Mole disse...

ainda ontem falávamos de visitar vila isabel na próxima ida ao Rio. beijo, garota.

Thiá disse...

Muito legal. Ñ conheço esse "Bar do Costa", mas pelas fotos das "figuras", tenho certeza q se trata de Um Buteco de responsa...
Qq dia, antes desse carnaval(2010) vou até aí conhecer o bar e gostaria de saber se ainda tem o gde Bolinho de vagem...
Parabéns pelas fotos bem alegres e divertidas...a vida é isso...
Aproveito a oportunidade para desejar um 2010 cheio de bençãos para todos e Vila Izabel Campeã!!! e Viva o Vascão, tb !!!
Bjs,
Therezinha Carioca da Gema

Camilla Lopes disse...

vasco ole ole oleeeeeeeeeeeee