3 de out. de 2009

Na subida do morro é diferente








Falemos do Rio de Janeiro, porque fica mais específico. A tendência aqui é jogar para as áreas de exclusão a prática do crime organizado e o estado paralelo.
Hélio Luz


O Rio ganhou para sediar as Olímpiadas. No momento do anúncio eu estava comprando cigarros num boteco e os bebuns atolando na cerveja.


"É Riooooo"


Não quis estragar a festa do pessoal mas bem que pensei: "Relaxem, até lá vocês já vão ter morrido de cirrose."


É isso aí, a cidade - que eu já não gostava - vai sediar os jogos olímpicos. Parece que somente eu estou achando um saco. Se bem que ontem, eu vi um bebum reclamando que tinham que investir na saúde das crianças, isso sim. Tem gente que pira mesmo. A verdade é que não gosto do Rio de Janeiro. Claro que ninguém entende. Nem peço que entendam, apenas que se respeite. Nasci aqui, fui criada - graças a Deus - em Pernambuco e lá é que foram adquiridas as minhas convicções. Uma delas, é saber chegar nos lugares. Pernambucano sabe entrar e sair.

Eu acho tudo muito cafona, infelizmente. Queria estar pulando que nem um canguru como os meus colegas jornalistas. Mas quando penso na abertura dos jogos, com mulata de bunda de fora, bateria de escola de samba e o Galvão Bueno... Nasci no Rio, morei 20 anos em Recife e não me acostumo com a cidade "maravilhosa". O Rio não é legal, a cidade te expreme, te exclui e te engole para o mal. Tudo o que eles fazem aqui é de um puta mau gosto: o carnaval na Sapucaí, o Cristo Redentor, Ipanema, Manuel Carlos. Eu não combino com isso, e não fujo a admitir que o problema pode estar comigo. Mas, sei lá, não dá pra relaxar nessa cidade, os problemas são gritantes demais e as pessoas ignoram. O Complexo Penitenciário de Bangu pode estourar a qualquer momento. E, veja você, que ironia: no complexo existe uma prisão para menores. Claro, ela não é chamada de prisão para menores, chama- se "Educandário Santo Expedito" mas fica no complexo penitenciário de Bangu. E, esse semana, teve rebelião da "molecada". Advinhem quem eles chamaram para acalmar os menores do educandário: O Bope. Sim, esse mesmo, o do filme. O mais curioso é que o "educandário" não ensina nada. Porque no momento da rebelião, eu liguei para um celular que me deram como sendo de um dos menores.

- É isso ae mermo, nóis vai tacá fogo aqui. Porque tiraru o DVD e a TV de nóis, é tapa na cara todo dia.

Acho que a "garotada"do Educandário Santo Expedito pelo jeito que está não vai poder assistir os jogos... quem sabe? O que vai acontecer é previsível, a cidade vai ficar bem mais cara do que já é. E Bangu, também quem sabe, mais lotado? O crack olímpico deu um salto enorme, e hoje, o que se vê são zumbis fedorentos ao redor dos morros. Você tenta pensar que são mendigos, que provavelmente vão para algum lugar, algum abrigo. Mas não vão.

Não que o Brasil não mereça sediar os jogos olímpicos. O Rio não merece.


3 comentários:

Dom disse...

ouvir dizer que os responsaveis pelos fogos de abertura dos jogos olimpicos 2016 serão os traficantes do morro.
e o Lula chorando...? q gracinha. se ele fosse em algum hospital publico da vida ele choraria bem mais.

Só quero fazer um comentário disse...

Tava aqui no meu canto e resolvi ouvir Revolution 9 por inteiro. Number nine number nine... Lembrei de vc. Bjs

Anônimo disse...

(Mariana das Cinzas) Sinto o mesmo em relaçao a Sao Paulo, acho que qualquer pessoa inteligente compartilha desse sentimento. Sao Paulo pra mim nao merece nada. E o Rio, apesar de ter viajado pra alguns lugares do BR, nao tenho a menor vontade de pisar. Outro dia pensei: Tenho que ir ao Rio. Tenho? Tenho é medo de ir, e nao leio jornal, mas morro de medo, acho que Rio e Sao Paulo estao no mesmo páreo de violência e desumanidade. Ui! Vomitei! abs